TXECA MODE CASA DE CABO VERDEANOS NA PRAIA FIKA PAMODE DE FALTA DE COMPRIMISO KI KOMPANIA DE ELECTRECIDADE TEM PA POVO.
Ah EDEC, dexam poi nhos el na português pamodi parcem ma criolu nhos ka sta ta intendi más.
Depois de tanto reclamar da vossa incompetência vejam o que fizeram!! Depois de enviar email reclamando do vosso serviço de porcaria,de estar farta da situação em que nos encontramos na cidade da Praia e de alertar porque os electrodomésticos da minha casa, assim como de amigos e familiares já estavam a dar sinais de avaria devido à vossa incompetência, eis que o previsível aconteceu. Não sou de me expor nas redes sociais mas desta vez não consigo me conter.
Eis que eu estava ontem na paz de espírito na minha casa a descansar e a aproveitar do meu final de semana e, de repente, recebo uma ligação do meu pai para ir urgente para a casa deles na Terra Branca ver o que se passava, pois os meus pais não se encontravam em casa e não estavam perto e receberam uma ligação do vizinho dizendo que a casa estava cheia de fumos a sair por todas as partes. Dito isso, tive que sair de casa “voando” para ver o que se passava e quando cheguei lá, deparei-me com uma situação de tristeza sem fim de ver a casa os meus pais, onde eu nasci e vivi a maior parte da minha vida, com fumo a sair por todas as partes. O susto foi enorme juntamente com a tristeza da situação e de ver a minha mãe doente que depois de informada da situação, chegou no local e não podia fazer nada para salvar a sua casa porque não havia condições e ela não tem condições de momento de fazer alguma coisa para salvar a sua casa, juntamente com a tentativa de saber como foi que aconteceu até que os vizinhos disseram que talvez tivesse acontecido porque a zona passou todo o dia sem a “caridade” do fornecimento dos vossos serviços. Caridade esta que os meus pais sempre pagaram faturas “absurdamente absurdas” para uma casa onde vivem apenas duas pessoas, mas que mesmo assim e mesmo com um serviço de tamanha porcaria (para não dizer palavrões), sempre foram pagas para evitar cortes do fornecimento do vosso precioso serviço porque sim, somos todos reféns da vossa incompetência.
Continuando (é difícil manter calma e paciência numa situação desta), tentamos entrar mas o fumo era tanto que não conseguia ver nem 1 palmo à frente da minha cara nem com a ajuda de lanternas. Depois de várias e várias ligações sem sucesso aos bombeiros municipais, que chegaram depois de 40minutos desde que foram chamados e isto porque ligamos para a polícia e eles tiveram que se deslocar ao local dos bombeiros pois estes estavam incomunicáveis e que depois, pela minha surpresa, disseram que o telefone deles não funciona sem energia.
Depois desta situação a minha mãe conseguiu entrar pelo quintal da casa com um vizinho/familiar nosso, e assim este conseguiu ver que as chamas estavam no frigorífico da cozinha. Quando me disseram isso e perante o atraso dos bombeiros, só pude pensar na garrafa de gás, no termo acumulador e nos produtos de limpeza que se encontravam pertos do local e só me restou arriscar a minha vida e a minha saúde e entrar para evitar que o pior acontecesse.
Não pensei duas vezes e enchi-me de coragem e com duas lanternas em mãos, sem máscara e um extintor de carro emprestado pelo vizinho que nos alertou da situação, aventurei-me a entrar na casa eu e o meu primo, sem ver 1 palmo à nossa frente e seguí os meus sentidos/instintos e fui à cozinha e só vi a chama acesa e a apaguei. Saímos “correndo” pois a situação era insuportável e não dava para respirar aquele ar. Saímos….respirei e voltei a entrar para abrir todas as janelas e portas da casa para que a fumaça pudesse sair, até que finalmente chegaram os bombeiros para apagar as chamas já apagadas por mim e dizerem o óbvio e foram-se embora.
Graças a Deus, avisaram-nos a tempo e eu consegui chegar lá a tempo de evitar danos maiores.
Neste momento só me resta a dor de ver a minha casa nestas condições e a raiva. Raiva porque eu já tinha avisado que uma hora isto iria acontecer, e acabou por acontecer mesmo.
A casa vai ter que ficar dias sem ninguém lá até tudo voltar ao normal. Os meus pais graças a Deus estão bem, apesar do susto e da dor de verem a casa deles nesta situação. Ainda bem que são pessoas queridas e já foram acolhidos de imediato por mim e pelos netos para lhes dar um teto, amor e carinho que eles precisam até se recuperarem.
Agora eu me pergunto: KI HORA KI NHOS STA BEM RESPONSABILIZA PA ES CUZA???NHOS STA CONTINUA DI BOKA CALADO TA FAZI MAS STRAGOS????KI HORA KI NHOS STA TA PENSA NA CABA KU ES XUXADERA KI NHOS STA NEL LI KU ROSTU DI ALGUÉM??DEZ BEZ NHOS BAI LONGI DIMÁS!!!